segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Ausência de Fala


   A criança com Sindrome de Angelman praticamente não fala nada. Já li que algumas chegam a falar umas 20 palavras, mas ainda depende do grau de comprometimento..
  O Caliel fala Papá, Mamã,Bobó(é o apelido da irmã),Pão e Cacá (ele mesmo).
  Muitas vezes percebo ele testando novos sons, como o da letra L, mas ainda sem dar função ao que está balbuciando. As palavras que citei, ele usa com sentido, quando quer chamar alguém da família (papai, mamãe e a irmã). Ele fala vovó também, mas é tão raro ele ver alguma avó, que quase não usa esta palavra...
  No entanto, apesar de não falar, ele é capaz de se comunicar muito bem! Seu olhar é extremamente expressivo, e aquilo que ele não consegue dizer, ele mostra, coloca a mãozinha, vai até onde está o objeto desejado etc. É bastante determinado!
  Ele entende muita coisa do que dizemos. Não sabemos ao certo se ele entende tudo, mas quando o que falamos faz sentido,e le entende sim! Por exemplo,coisas da rotina: "Vamos tomar banho", "Vamos comer", "Vamos sair","Vamos lavar as mãos" etc.Ou coisas que ele conhece bem: "Pega a bola", "Cade a bobó?" etc. Mas falar sobre coisas que ele não vivencia, é a mesma coisa que nada! Mas qual é a criança que entende daquilo que ela não vive né?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário